Policial Penal

Policial Penal
Mineiro

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

29 de novembro de 2011

SAPE MINISTRA CURSO DE IMPLANTAÇÃO DE CTC PARA AS UNIDADES PRISIONAIS DO VALE DO MUCURI

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do proprietário do Blog o Agente Bruno (www.brunotomg.blogspot.com) (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).

Profissionais participando do Curso de CTC
  A Assessoria de Comissão Técnica de Classificação que é integrada a SAPE, esteve em Teófilo Otoni para ministrar curso de CTC para os profissionais das equipes multidisciplinares da Penitenciária de Teófilo Otoni, Presídio de Teófilo Otoni, Presídio de Itambacuri, Águas Formosas e Nanuque. 
Assessora Luciana A. B. Romero
  A assessora LUCIANA ABREU BETTINI ROMERO, esteve aplicando o curso que se torna de extrema importância para a concretização da ressocialização dos detentos custodiados pela SUAPI. Foi explicado que a  Comissão Técnica de Classificação, que é formada por técnicos e demais servidores convocados, tem uma responsabilidade de discutir em reunião o levantamento de informações de diversas áreas, onde deve ser proposto o PIR - Programa Individual de Ressocialização, que deve ser acompanhado e reavaliado a cada 6 (seis) meses ou para fins de Exame Criminológico pela CTC. 

  A Comissão Técnica de Classificação é composta por um Presidente que é representado pelo Diretor Geral da Unidade Prisional, um Analista Técnico Jurídico, um Diretor de Segurança (ou representante), o Diretor de Atendimento, Psicólogo e Assistente Social (aplicando um atendimento Psicossocial), Enfermeiro, Pedagogo, Gerente de Produção e um Secretário. Diante deste corpo técnico ocorre a avaliação da situação do detento custodiado na Unidade e classificado para beneficio e trabalho tanto interno ou externo, emitindo um parecer técnico, que é encaminhado para o Juiz da Vara de Execução e representante do Ministério Público da Comarca e para a Superintendência de Atendimento ao Preso. Atualmente a SAPE esta concretizando inúmeras parcerias com a iniciativa privada e poderes públicos na contratação de detentos em obras públicas ou trabalho em empresas privadas.  Os detentos recebem 3/4 do salário mínimo e ainda contam com a remissão da sua pena por dias trabalhados, como regido pela Lei de Execuções Penais. Atualmente tivemos como exemplo o detento que presta serviços na Construção do Estádio do Mineirão como funcionário destaque do mês. 
    O intuito de Assessoria da Comissão Técnica de Classificação é de estar ministrando em todas as Unidades Prisionais do Estado a metodologia de aplicação correta da CTC, fator importantíssimo para conclusão das Metas de Acordo e Resultado aplicado pela SUAPI e desta forma concretizar a verdadeira humanização e ressocialização do detento que um certamente retornará para o seu seio familiar, comprometido com as diretrizes e normas que a sociedade contemporânea requer, ou seja, um cidadão cumpridor dos seus deveres o obrigações.
    

Nenhum comentário: