Policial Penal

Policial Penal
Mineiro

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

20 de setembro de 2018

Projeto veda que verba de fundo penitenciário seja colocada em reserva de contingência


18/09/2018 - 08h08

Projeto veda que verba de fundo penitenciário seja colocada em reserva de contingência

Reserva de contingência é uma reserva orçamentária sem vinculação com gastos específicos
A Câmara dos Deputados vai analisar projeto do Senado que impede que os recursos destinados ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) sejam colocados em reserva de contingência. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 476/18 altera a Lei Complementar 79/94, que criou o fundo.

O Funpen financia despesas do sistema penitenciário, por meio de ações como construção e reforma de estabelecimentos penais, formação dos servidores, compra de material e implantação de medidas pedagógicas para os internos.

O objetivo do projeto é evitar que a dotação orçamentária do Funpen seja usada para outras finalidades, diferentes da previstas na lei complementar.
A reserva de contingência é uma reserva orçamentária sem vinculação com gastos específicos. Ela é constituída por recursos que podem ser utilizados para despesas imprevistas e também para a abertura de créditos adicionais a serem utilizados em outras áreas.

Com o projeto, os senadores buscaram evitar a retenção do Funpen antes mesmo da execução orçamentária. O contingenciamento durante a execução já é proibido por força da Lei 13.500/17.

Em setembro de 2015, decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em ação movida pelo Psol, obrigou o governo a liberar o saldo acumulado do Funpen e proibiu novos contingenciamentos. Os ministros do STF decidiram que a situação do sistema carcerário brasileiro configura um “estado de coisas inconstitucional” em razão das constantes violações aos direitos humanos.

O orçamento deste ano reservou R$ 570,2 milhões para o fundo penitenciário.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para o Plenário da Câmara.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário: